Ubajara realiza primeira reunião do Conselho Consultivo em 2013

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 11/03/2013
O Conselho Consultivo do Parque Nacional (PARNA) de Ubajara, no Ceará, realizou no dia 28 de fevereiro sua primeira reunião ordinária de 2013. No encontro, ocorrido no Centro de Visitantes da Unidade de Conservação (UC), o presidente do Conselho e chefe do parque, Francisco Bezerra, apresentou aos conselheiros e convidados presentes o Sistema Integrado de Gestão Estratégica (SIGE) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e os indicadores do ano de 2012 referentes à UC, com seus devidos resultados.

De forma participativa foi montado o escopo do plano de ação a ser desenvolvido pelo Conselho Consultivo em 2013, com definição resumida das metas, das ações, seus responsáveis e dos prazos para a execução de tais atribuições.

Os conselheiros também foram informados sobre a criação do site do parque e sua inclusão nas redes sociais, algo que, segundo a analista ambiental Nágila Gomes, "poderá estreitar distâncias e favorecer a comunicação, dando maior acessibilidade às informações sobre o parque".

Sebastião Soares, servidor do ICMBio apresentou aos presentes dois projetos: "Planejamento e Manejo de Trilhas e Monitoramento de Impactos da Visitação no Parque Nacional de Ubajara", objeto do curso de Monitoramento e Manejo de Trilhas realizado pelo Instituto no Parque Nacional do Caparaó, do qual Soares participou em 2012; e o "Projeto Sementes do Amanhã", que vem sendo desenvolvido no entorno do parque.

Já o presidente da ONG Fundação Centro de Ecologia e Integração Social (CIS), Benedito Lourenço, discursou sobre o projeto "Sertão Vivo: Saber e trabalho na Caatinga", que será desenvolvido em parceria com o Parque Nacional de Ubajara e promoverá ações de educação ambiental com foco na conservação de recursos naturais, junto à comunidade do entorno da UC.

Por sua vez, Francisca Sousa, servidora da Superintendência Estadual de Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMACE), discorreu sobre as competências do órgão, exaltando também a atuação do ICMBio.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral5/3762-ubajara-realiza-primeira-reuniao-do-conselho-consultivo-em-2013.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ubajara
  • UC Caparaó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.