Sindicato de Lucas do Rio Verde (MT) e pimenta Baniwa ganham prêmio Chico Mendes.

ISA - 04/12/2006
O Sindicato de Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde (MT) foi o vencedor do premio na categoria Associação Comunitária. Parceiro do ISA e de outras organizações na campanha 'Y Ikatu Xingu, vem aliando a luta pela reforma agrária, o compromisso com a conservação ambiental e a agroecologia. A instituição atua em conjunto com dezenas de associações e lideranças de agricultores familiares, assentados e trabalhadores rurais. Organização Indígena da Bacia do Içana (Oibi), no noroeste amazônico, teve reconhecido o seu trabalho no estímulo à produção e comercialização da pimenta Baniwa vencendo na categoria Negócios Sustentáveis.



O Sindicato de Trabalhadores Rurais (STR) de Lucas do Rio Verde (MT) e a Organização Indígena da Bacia do Içana (AM) estão entre os ganhadores do Prêmio Chico Mendes, concedido todo ano pela Secretaria de Coordenação da Amazônia do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O sindicato foi o vencedor na categoria 'associação comunitária'. O presidente da entidade, Nilfo Wandscheer, também foi premiado, conquistando o segundo lugar na categoria Liderança Individual. A Oibi teve reconhecido como negócio sustentável” seu trabalho com a produção e comercialização da pimenta do povo Baniwa, do Alto Rio Negro. Também a jornalista Mara Régia, responsável pelo programa de rádio Natureza Viva, que apresenta há 14 anos na Rádio Nacional da Amazônia, ganhou o primeiro lugar na categoria Arte e Cultura. O anúncio da premiação aconteceu na terça-feira, dia 28 de novembro.

Os primeiros lugares de cada categoria (confira abaixo a lista completa dos premiados) receberão um diploma e R$ 20 mil, somando R$ 120 mil em prêmios, em solenidade a ser realizada no dia 13 de dezembro. A homenagem foi criada em 2002 e é conferida a pessoas, comunidades, ONGs, empresas e pesquisadores com trabalhos socioambientais que contribuam para a conservação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Fundado em 1989, o STR vem aliando à luta pela reforma agrária o compromisso com a conservação ambiental e a agroecologia. A instituição atua em conjunto com dezenas de associações e lideranças de agricultores familiares, assentados e trabalhadores rurais da região de Lucas do Rio Verde, município localizado à margem da rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém), cerca de 365 quilômetros ao norte de Cuiabá. O sindicato inegra a Campanha ‘Y Ikatu Xingu, que pretende proteger e recuperar as nascentes e as matas ciliares do rio Xingu no Mato Grosso. Juntamente com o Instituto Socioambiental (ISA), o STR coordena a rede BR-163 + Xingu, fórum de troca de experiências e informações entre nove projetos apoiados pelo PDA-Padeq (Projetos Demonstrativos) do MMA que visam criar alternativas econômicas sustentáveis ao desmatamento e às queimadas em municípios do norte do Mato Grosso, como Vera, Água Boa, Cláudia e Nova Ubiratã. Neste ano, o STR ganhou espaço na mídia ao denunciar a contaminação por agrotóxicos ocorrida na cidade por conta da pulverização realizada de forma incorreta por aviões usados em grandes plantações da região. O presidente do sindicato, Nilfo Wandscheer, também foi premiado, ganhando o segundo lugar na categoria liderança individual.

Pimenta Baniwa

Desde o início de 2005, a Oibi vem desenvolvendo na Terra Indígena Alto Rio Negro, na região de São Gabriel da Cachoeira (AM), um trabalho de estímulo à produção da pimenta cultivada tradicionalmente pelas mulheres do povo Baniwa (confira). Já foram realizados vários encontros e reuniões entre elas para a troca de experiência e conhecimentos, debates e a classificação de dezenas de variedades da planta existentes na região (saiba mais). A partir daí, em conjunto com o ISA e a Federação das Organizações Indígenas do Alto Rio Negro (Foirn), a Oibi elaborou um plano de negócios que prevê a instalação de quatro "casas de pimenta"para a fase final do processamento e embalagem do produto e a sua venda em restaurantes e lojas especializadas do sudeste do País com o rótulo da'Arte Baniwa', marca também lançada pela Oibi e reconhecida como símbolo de excelência em cestarias indígenas. Mais de 70 litros de pimenta já estão sendo vendidos em São Gabriel da Cachoeira e em eventos dos quais a Oibi participa. A organização está tentando fazer contatos com parceiros e financiadores que possam ampliar a iniciativa. A intenção é colaborar com o desenvolvimento das comunidades indígenas, promovendo a geração de renda de modo a garantir a proteção e o uso racional da agrobiodiversidade manejada pelas comunidades locais.

Outra organização da sociedade civil que teve seu trabalho reconhecido, ao receber o segundo lugar na categoria -associação comunitária-, foi a Associação da Reserva Extrativista do Iriri, sediada na Terra do Meio, na região de Altamira (PA). A instituição foi criada em janeiro deste ano para mobilizar a comunidade de quase 60 famílias de ribeirinhos que vivem às margens do rio Iriri para defender seus direitos e pressionar o governo a criar ali a Reserva Extrativista do Iriri. A Unidade de Conservação foi formalizada em junho deste ano e a organização vem reivindicando a instalação de postos de saúde e escolas e denunciando a ação de grileiros e pistoleiros contra a população local (veja mais).

Em 2002, o ISA foi o vencedor entre as organizações não-governamentais por seus projetos de educação em comunidades no Parque Indígena do Xingu. No mesmo ano, a então senadora Marina Silva recebeu o prêmio como 'liderança individual'. No ano seguinte, o ISA e a Foirn receberam o prêmio de 'ciência e tecnologia' pelos trabalhos de piscicultura e manejo florestal associado, desenvolvidos com as comunidades indígenas da Bacia do Rio Negro.

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Iriri
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.