MPF/ES denuncia pessoa por crime ambiental no Parque do Caparaó

MPF - http://noticias.pgr.mpf.mp.br/ - 21/10/2015
Foram degradados 3.350 m² do território do parque

O Ministério Público Federal em Cachoeiro de Itapemirim (ES) denunciou Flávio Sales Freitas por crime ambiental, após ele ser flagrado causando dano à Unidade de Conservação do Parque Nacional do Caparaó, no Sul do Estado. Flávio é acusado de roçar 1,2 hectares de samambaia e abrir 300 metros de estradas, totalizando uma área degradada de mais de 3,3 mil m².

Causar dano direto ou indireto à Unidades de Conservação é crime previsto no artigo 40, da Lei 9.605/98, e tem pena prevista de um a cinco anos de reclusão.

Conservação - As unidades Unidades de Conservação (UCs) são espaços territoriais com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo poder público, com objetivos de conservação e com limites definidos, sob regime especial de administração, às quais se aplicam garantias adequadas de proteção.

As UCs são instituídas visando à proteção da fauna, flora, micro-organismos, corpos d´água, solo, clima, paisagens, e todos os processos ecológicos pertinentes aos ecossistemas naturais. Algumas categorias de Unidades de Conservação protegem também o patrimônio histórico-cultural, e as práticas e o modo de vida das populações tradicionais, permitindo o uso sustentável dos recursos naturais.

O número para consulta do processo no site da Justiça Federal (www.jfes.jus.br) é 0001371-45.2014.4.02.5002.



http://noticias.pgr.mpf.mp.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_meio-ambiente-e-patrimonio-cultural/mpf-es-denuncia-homem-por-crime-ambiental-no-parque-do-caparao
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Caparaó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.