Maior sítio arqueológico do Brasil, Parque Nacional da Serra da Capivara passa por momento de crise

Brasileiros - http://brasileiros.com.br/ - 21/08/2016
Patrimônio Cultural da Humanidade, o parque sofre com a falta de funcionários e a degradação das pinturas rupestres


Considerado o maior sítio arqueológico do País, o Parque Nacional da Serra da Capivara está em crise. O sítio localizado no Piauí, abriga pinturas rupestres de 10 mil anos e é classificado como Patrimônio Cultural da Humanidade. Mesmo com tamanha relevância, o parque vive sua pior crise, que impede a conservação do local, como demonstram as marcas de tiro, feitas por caçadores, nas pinturas.

Segundo matéria da Folha de São Paulo, nesta semana funcionários foram dispensados por falta de dinheiro. Duas das entradas estão fechadas e o dinheiro de entrada não está sendo cobrado devido à ausência de funcionários. Em entrevista ao Jornal, a arqueóloga Niède Guidon, idealizadora do parque, afirmou que a instituição está com as contas zeradas, não tendo dinheiro nem para pagar os impostos.

O parque contém a maior quantidade de pinturas rupestres do mundo. Estudos científicos confirmam que a Serra da Capivara foi densamente povoada em períodos pré-históricos. Os artefatos encontrados apresentam vestígios do homem há 50.000 anos, os mais antigos registros na América. Leia também matéria especial da Brasileiros sobre o sítio arqueológico Teotônio, em Rondônia.



http://brasileiros.com.br/2016/08/maior-sitio-arqueologico-brasil-parque-nacional-da-serra-da-capivara-passa-por-momento-de-crise/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.