Juíz nega liminar contra diminuição do Parque Cristalino

http://www.oeco.org.br - 04/01/2007
Aí tem
O juiz José Zuquim, de Mato Grosso, deu uma de Pilatos no caso da diminuição do Parque Estadual do Cristalino: lavou as mãos sumariamente. Decidiu nesta quarta-feira que só impedirá a entrada em vigor da lei que decepa o parque mediante apresentação pelo Ministério Público (MP) do processo legislativo aprovado pelos deputados. Detalhe: o processo foi requisitado pelo MP faz tempo, mas os parlamentares simplesmente ignoraram o pedido. Segundo o MP, o juiz poderia obrigar a assembléia a apresentar o processo. Não fez porque não quis.
É festa
Agora, nas palavras do promotor de meio ambiente de plantão do Ministério Público de Mato Grosso, Marcelo Ferra de Carvalho, "a coisa fica complicada". É que a lei está a um passo de ser publicada no Diário Oficial. Agora está tudo nas mãos da Assembléia Legislativa e, depois da publicação, a ação cautelar perderá o sentido. O MP precisará entrar com outro instrumento para sustar os efeitos da lei. Enquanto isso não acontecer, no entanto, é provável que a área do Cristalino excluída passe por uma verdadeira orgia de desmatamento.

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cristalino
  • UC Cristalino II
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.