Incêndio no RS ameaça área de mata virgem

FSP, Ciência, p. C5 - 01/04/2013
Incêndio no RS ameaça área de mata virgem
Vento está prejudicando combate ao fogo, que já dura seis dias e destruiu 3.000 hectares

DANIEL CARVALHO DO RECIFE

O incêndio na Estação Ecológica do Taim, no sul do Rio Grande do Sul, entrou ontem no sexto dia e se estendia em direção a uma área de mata virgem, após destruir cerca de 3.000 hectares da reserva.
O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade), responsável pela área, chegou a informar que o incêndio poderia ser debelado ainda ontem.
À tarde, porém, o vento mudou de direção e a luta de bombeiros e ambientalistas é para impedir que a linha de fogo de cerca de dois quilômetros avance para uma área de 10 mil hectares de mata virgem ao norte da reserva.
"No sul, a gente conseguiu conter o incêndio. Mas, para o norte, ainda há risco de expandir [o fogo]", disse o chefe da estação ecológica, Henrique Ilha.
Ilha estuda com os brigadistas uma maneira de chegar até o local, que é remoto, e o trabalho deveria se estender pela madrugada de hoje.
Um terceiro avião com capacidade para transportar 2.000 litros de água chegou na tarde de ontem ao RS e já está sendo usado.

FSP, 01/04/2013, Ciência, p. C5

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saudeciencia/101605-incendio-no-rs-ameaca-area-de-mata-virgem.shtml
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Taim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.