Guarda Metropolitana combate fogo no Parque Estadual do Lajeado

O Girassol - www.ogirassol.com.br - 11/08/2010
Mas de 45 homens da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), em conjunto com o Corpo de Bombeiros, trabalham no combate aos vários focos de queimadas no Parque Estadual do Lageado, desde quarta-feira, 04, quando surgiu o primeiro foco de queimada, na Serra. Segundo o comandante da Guarda, Tenente Coronel Benvindo, não é possível quantificar com certeza a área devastada pelo fogo, já que o local é muito íngreme.

Segundo o diretor de meio ambiente e trânsito da GMP, inspetor Castro, o primeiro foco surgiu na quarta-feira, entretanto quando o fogo é controlado em um determinado local, surge novos focos, devido a vegetação estar muito seca e qualquer fagulha causar grandes estragos. "É lamentável ver que nosso potencial turístico em chamas, já que a recomposição da mata leva um tempo muito grande para se recompor. Por isso é de fundamental importância que as pessoas não façam queimadas e denuncie, por meio do 190, os locais onde há fogo", destacou.


Ação de Combate a Queimadas

Em 2010 o período chuvoso terminou mais cedo, por isso o trabalho de combate a queimadas também começou mais cedo no Município. As atividades realizadas pela Gerência Ambiental da Guarda Metropolitana (GMP), em parceria com o Corpo de Bombeiros começaram no 1 de junho de 2010. Quinze dias antes do início dos trabalhos em 2009.

Até julho foram combatidos 160 focos de queimadas, na Capital, sendo que a maioria ocorreu no centro da Capital, 82 focos. Na região sul de Palmas foram registrados 41 focos, e no norte, a Brigada combateu 37.

Por dia vários focos surgem tanto em áreas públicas como em terrenos baldios, áreas verdes, parques e outros. A Brigada atua em regime de plantão, e os telefones para denúncias são 190 e 193.

http://www.ogirassol.com.br/pagina.php?editoria=%C3%9Altimas%20Not%C3%ADcias&idnoticia=18154
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lajeado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.