Em Noronha, Férias Ecológicas acabam em festa

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 25/01/2017
Desde o início do mês, crianças e adolescentes do arquipélago se divertem e aprendem com as atividades do programa de educação ambiental executado pelo ICMBio no arquipélago


Como tudo que é bom, a versão 2017 do programa Férias Ecológicas, promovida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Fernando de Noronha (PE), vai acabar em festa. A comemoração será neste sábado (28), na Praça do ICMBio, a partir das 16h, e contará com apresentação do grupo Maracatu Nação Noronha, além da performance dos participantes das oficinas de circo, capoeira e música. O famoso vendedor ambulante "Gostosinho" foi contratado para distribuir lanches com a sua food truck moto.

As Férias Ecológicas são uma iniciativa de educação ambiental do ICMBio e do Projeto Golfinho Rotador, que é executado pela ONG Centro Golfinho Rotador, sob a coordenação do Instituto e com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O evento ocorre desde 1990 e busca oferecer lazer e ampliar a percepção das crianças e adolescentes noronhenses sobre a conservação ambiental da ilha.

A edição deste ano começou no início do mês com a participação de 98 crianças de 5 a 13 anos, além de 13 monitores de 14 a 18 anos. As turmas foram divididas por faixa etária: 1ª semana 5 a 7 anos; 2ª semana 8 e 9 anos; 3ª semana 10 e 11 anos; e 4ª semana 12 e 13 anos. As atividades foram realizadas por três educadoras ambientais com o apoio dos jovens monitores e de pessoas da comunidade que se identificam com a proposta e se dispõem a ajudar.

Conscientização ambiental

Durante todos esses dias, as crianças e adolescentes participaram de atividades como customização do uniforme escolar e caneca (cada criança recebeu uma para diminuir a utilização de copos plásticos); confecção de brinquedos educativos como o "vai e vem", feito apenas com garrafa PET e barbante; brincadeiras lúdicas; passeio de barco pelas águas cristalinas de Noronha para observar os golfinhos-rotadores em seu habitat natural; e alvorada com os pesquisadores do Projeto Golfinho Rotador para vivenciar um dia de monitoramento dos animais na Baia dos Golfinhos.

"Além do trabalho de conscientização ambiental, o programa traz ocupação saudável para as crianças nas férias escolares, justamente quando os pais estão mais ocupados com os serviços turísticos", disse José Martins da Silva Jr., analista ambiental do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio de Fernando de Noronha e organizador de 18 das 24 edições das Férias Ecológicas.

As atividades foram preparadas pela equipe de educadoras ambientais e monitores para cada faixa etária. "Participei pela primeira vez em 2009 como aluna e gostei bastante. Tanto que depois resolvi colaborar como monitora do projeto. A parte que mais gosto é a do passeio de barco porque acredito que quando as crianças veem de perto os golfinhos-rotadores, ficam mais sensibilizadas e entendem melhor a importância da conservação e proteção ambiental", disse Amanda Silva, graduanda em Ecologia.

Protagonistas de Noronha

Como o tema deste ano foi Protagonistas de Noronha, em cada uma das semanas, a garotada participou de conversas com moradores do arquipélago, reconhecidos em sua área de atuação. Quem abriu os bate-papos foi Dona Nanete, referência na cultura de Fernando de Noronha e fundadora do grupo Maracatu Nação Noronha. O encontro foi regado a cantigas e danças de roda.

Na semana seguinte, na praia do Porto, a criançada se sentou na areia para ouvir as histórias emocionantes de Seu Orlando Souza, presidente da Associação de Pescadores de Noronha. A vida difícil da pesca, os encontros com seres marinhos e até as famosas "histórias de pescador" arrancaram sorrisos e lágrimas da meninada.

Quem também foi convidado para compor o quarteto de Protagonistas de Noronha foi Seu Domício Cordeiro, ex-administrador da ilha que hoje, aos 68 anos de idade, leva, com orgulho, o título de segundo noronhense mais antigo. O encerramento das rodas de conversa ficou por conta de Dona Zefinha, uma das empresárias mais antigas de Noronha, com seus 92 anos, que encantou a todos com sua sabedoria e bom humor.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8659-em-noronha-ferias-ecologicas-acabam-em-festa
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho de Fernando de Noronha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.