Conselho Consultivo da Rebio Nascentes da Serra do Cachimbo toma posse

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 20/04/2012
Foi realizada a primeira reunião ordinária do Conselho Consultivo da Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo, unidade de conservação (UC) federal localizada nos municípios de Novo Progresso e Altamira, no sudoeste do estado do Pará. No encontro, promovido nos dias 11 e 12 de abril, em Guarantã do Norte (MT), foi dada posse aos novos conselheiros da unidade de conservação, aprovado o regimento interno do conselho e elaborado o plano de ação das atividades para os seus dois anos de mandato.

O objetivo da reunião foi alcançado e contou com a participação dos conselheiros e de alguns produtores rurais de Guarantã do Norte. Na elaboração do plano de ação foram levantadas muitas demandas, no entanto buscou-se priorizar as que podem ser realizadas ao longo do mandato do Conselho Consultivo. Atualmente uma das prioridade é a mudança da sede administrativa de Itaituba (PA) para o município de Guarantã do Norte (MT), sendo este ponto frisado como decisivo para a implementação da UC. A próxima reunião será no distrito de Cachoeira da Serra, em Altamira, e será seguida de reunião de esclarecimento para os produtores com propriedades dentro da Reserva Biológica e entorno.

Histórico

O processo de formação do Conselho Consultivo da Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo teve início em 2010 com a identificação das lideranças locais e concluído com a publicação da Portaria no 86, de 7 de novembro de 2011, que criou o Conselho com as seguintes entidades participantes: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fundação Nacional do Índio (Funai), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal do Pará (IFPA), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), Parque Estadual do Cristalino, Secretaria Municipal da Gestão de Meio Ambiente e Turismo de Altamira (Semat), Subprefeitura do Distrito de Cachoeira da Serra, Câmara Municipal de Guarantã do Norte, Instituto Kabu, Associação dos Produtores Rurais do Vale do XV, Associação dos Criadores de Guarantã do Norte, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Guarantã do Norte, Sindicato dos Produtores Rurais de Novo Progresso, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Instituto de Pesquisa e Ecologia do Complexo da Serra do Cachimbo (Ecocachimbo) e Centro de Estudo, Pesquisa e Formação dos Trabalhadores do Baixo Amazonas (CEFTBAM).




http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2810-conselho-consultivo-da-rebio-nascentes-da-serra-do-cachimbo-toma-posse.html
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Nascentes da Serra do Cachimbo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.