Com aquisição de trator; brigadistas recebem capacitação para combater fogo no Parque do Lajeado

Naturatins - http://naturatins.to.gov.br - 22/07/2011
Com intuito de aperfeiçoar os trabalhos de combate ao fogo no PEL - Parque Estadual do Lajeado, uma equipe de brigadistas, formada pelo Naturatins Instituto Natureza do Tocantins e Guarda Metropolitana Ambiental de Palmas, receberam na manhã desta quinta-feira, 21, na sede da Unidade, uma capacitação técnica para o manuseio correto do trator dentro do parque.

A capacitação teve como objetivo principal orientar sobre o bom uso da máquina na formação de aceiros e na roçagem, que vai auxiliar no combate e prevenção das queimadas.

No primeiro momento o coordenador de Áreas Protegidas, Volnei Marcos Martinovski reuniu os brigadistas com técnico para apresentação das possíveis dúvidas durante a utilização da máquina nos trabalhos e da importância da aquisição para o sucesso dos trabalhos. "Com a máquina não vai faltar trabalho e juntos vamos conseguir amenizar os problemas causado pelo fogo neste período crítico de estiagem", ressaltou.

Atentos os brigadistas conheceram cada função da maquina, o motor, sua dinâmica e mecânica, como também os possíveis perigos pelo mau uso das suas funções. Em seguida, foi realizada uma aula prática com um responsável da equipe que irá manusear o trator durante o seu uso.

A Gerente do PEL, Nazaré Mariano, disse que desde o começo de junho os brigadistas estão realizando o trabalho de roçagem e formação de brigadas. "Graças a parcerias o nosso trabalho começou cedo, e já estamos vendo os resultados e com a chegada do trator vamos reforçar os trabalhos que já vinha sendo realizados" destacou.

Para os trabalhos os brigadistas se revezam por equipes, sendo que um integrante da equipe será responsável no manuseio da máquina. Eles também permanecem em alerta para qualquer indício de queimadas na região.

Segundo Volnei, além dos tratores e seus acessórios, já estão sendo adquiridos pelo órgão carretas tanque de água para cada máquina. De acordo com o cronograma, ainda neste mês de julho as próximas unidades que vão receber a capacitação são os Parques Cantão e Jalapão.

No total foram adquiridos três tratores mediante medida compensatória pela construção da Usina Hidrelétrica Peixe Angical e custaram R$ 371.200. Os três foram destinados aos Parques do Lajeado, Cantão e Jalapão.




http://naturatins.to.gov.br/noticia.php?id=3026
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  • UC Cantão
  • UC Lajeado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.