Aceiro de 7 km é construído para evitar queimadas no Parque do Lajeado

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 05/08/2013
Com o objetivo de proteger o Parque Estadual do Lajeado contra riscos de incêndio neste período de estiagem das chuvas, uma equipe do Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins, composta por três técnicos e sete brigadistas, está realizando, como medida de segurança, a construção de um aceiro negro na TO-020. A segunda etapa ocorreu na última sexta-feira, 02, e contemplou cerca de 2,5 km.

A medida foi realizada por volta das 15h e abrangerá ao todo uma faixa de 7 km dos dois lados da rodovia. Segundo o gerente do PEL e coordenador da ação, Volney Martinovsk, o período da tarde é o mais adequado em razão do menor fluxo de vento, diferente do período da manhã, no qual o fogo se propagaria com mais facilidade.

O trabalho tem sido realizado em etapas e continua nesta semana, mas depende da disponibilidade dos proprietários dos imóveis localizados no entorno. Martinovski reforça que o apoio dos fazendeiros é fundamental no andamento dos trabalhos e destaca que está sendo realizado o levantamento de todos os proprietários da região do Parque de forma que sejam cadastrados e realizem, após o período crítico, a queima controlada.

O gerente lembra ainda que os proprietários podem realizar aceiros negros, contanto que mediante autorização e que o Naturatins assiste no processo de queima. "Caso sejam requisitados, os técnicos do Naturatins auxiliam no aceiro de propriedades. Basta se dirigir ao parque ou à gerência da Área de Proteção Ambiental do Lajeado, também localizada na unidade de conservação", explicou.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2013/8/5/aceiro-de-7-km-e-construido-para-evitar-queimadas-no-parque-do-lajeado/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Lajeado
  • UC Lajeado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.