A Área de Proteção Ambiental tem Conselho Gestor

SEMA/PA - www.sectam.pa.gov.br - 27/05/2009
Na última quarta-feira, 27, foi realizada a "1ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) da Ilha do Combu", coordenada pelo Gerente da APA, Manoel Cristino do Rego, que empossou os membros do Conselho Deliberativo.

Por meio da Portaria No. 2.526/2008-GAB/SEMA de 22 de dezembro de 2008, publicado no Diário Oficial No. 31323 de 23/12/2008, o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Valmir Gabriel Ortega, nomeou os membros do Conselho Deliberativo da Área de Proteção Ambiental da Ilha do Combu, depois de mais de 10 anos de sua criação.

Vinte instituições fazem parte do Conselho da APA, sendo dez instituições governamentais e dez não governamentais. Cada instituição tem um representante titular e um suplente.

Conselho - Na composição do Conselho está a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (Semma).

E mais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Assessoria de Relações Interinstitucionais da Polícia Civil (PC), a Gerência Regional do Patrimônio da União (GRPU), o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A Comunidade do Igarapé Combu, Centro Comunitário Santo Antônio, Associação dos Moradores do Furo São Benedito a Preservar, Comunidade Beira do Rio, Associação dos Moradores e Usuários do Projeto de Assentamento Agro-Extrativista (PAE Combu), Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Belém (STTR).

E ainda, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri), a Cooperativa dos Barqueiros da Ilha do Combu e a Cooperativa dos Artesãos da Ilha do Combu.

O objetivo do Conselho Deliberativo é planejar e executar as ações da APA compatibilizamdo conservação dos recursos naturais e desenvolvimento das populações ribeirinhas que vivem no seu interior.
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha do Combu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.