OESP, Cidades, p. C12 - 15/08/2006
Fogo destrói Parque de Caldas Novas e mata animais
Pelos menos 35% da área foi queimada; no Paraná, Parque Iguaçu continua em chamas
Evandro Fadel, Rubens Santos, Especial para o Estado
Um incêndio destruiu cerca de 43,050 mil m2 (ou 35%) da vegetação natural do Parque Estadual de Caldas Novas, no interior de Goiás. O fogo começou na sexta-feira e só foi controlado ontem pelos bombeiros, voluntários e um grupo de soldados do Exército. As autoridades ambientais acreditam que o incêndio seja criminoso.
Há um número não estimado de animais mortos. Segundo os bombeiros, esqueletos de animais se misturam aos caminhos naturais, que foram encobertos pelas cinzas. O incêndio exterminou animais pequenos como aves, serpentes, lagartos, cobras e tamanduás.
Ontem, o vento e a topografia irregular dificultaram as ações. Três focos ainda consomem a vegetação da reserva com 12,3 mil hectares de área quadrada."Mais de um terço da vegetação da área foi destruída", disse o major Mauro Queiroz, comandante do 4o Subgrupamento de Incêndio. A informação que foi confirmada pela Agência Ambiental.
Outro incêndio que também começou na sexta-feira, está destruindo parte da vegetação do Parque Nacional do Iguaçu, em Céu Azul, no oeste do Paraná. De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ate a tarde de ontem já tinham sido consumidos aproximadamente 40 hectares de uma das ultimas florestas nativas do Estado.
Local de difícil acesso, somente no sábado uma equipe da força-tarefa, formada por bombeiros, policiais florestais e brigadas do Ibama, conseguiu chegar ao local do fogo, levada por helicópteros. Ontem, 46 homens estavam trabalhando para debelar as chamas, com o auxilio dos helicópteros que buscavam água em um açude na região. O parque tem 185 mil hectares e o fogo esta a cerca de 5 quilômetros da borda. Ontem os ventos continuavam e a previsão é de chuva fraca para hoje.
OESP, 15/08/2006, Cidades, p. C12
UC:Parque
Related Protected Areas:
- UC Iguaçu
- UC Serra de Caldas Novas
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.