Inea promoverá curso "Morcego e Educação Ambiental" em Santa Maria Madalena

Inea - http://www.inea.rj.gov.br - 24/03/2022
Ação busca capacitar monitores para atividades no território fluminense
Em abril, o Parque Estadual do Desengano, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), irá promover o minicurso "Morcegos e Educação Ambiental", em parceria com o projeto Morcegos na Praça. Os interessados em participar devem se inscrever até o dia 31 de março e podem se candidatar alunos do ensino médio e da universidade, professores e guarda parques.

As aulas serão divididas em duas etapas: teóricas, que ocorrerão no dia 8/4, no Colégio Estadual Barão de Santa Madalena; e práticas, no dia 11 e 12 do mesmo mês, na sede do parque. As aulas abordarão conteúdos como a biologia dos morcegos e a relação do animal com a saúde pública e os ambientes urbanos.

Além de qualificar a população do entorno, ações como essa atuam como plataforma de divulgação das atividades realizadas pela unidade. A pré-inscrição para o minicurso promovido pelo Parque Estadual do Desengano, aliado ao projeto Morcegos na Praça, pode ser feita através do link https://forms.gle/hX9TdfhdbuMhsNtS9.

"Os méritos do Parque Estadual do Desengano são resultado de dinâmicas como essa, de integração e instrução da comunidade. A unidade, assim como as demais, realiza um excelente trabalho colaborativo com a população local'', aponta o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

Mais de meio século

Além de explorar pesquisas socioeducativas e a educação ambiental, as aulas têm o objetivo de formar monitores que colaborem com as atividades de celebração dos 52 anos da unidade. As atividades de comemoração do aniversário do Parque acontecem entre os dias 11 e 14 de abril, voltados principalmente para o público infanto-juvenil.

Localizado no Norte Fluminense, o Parque Estadual do Desengano, coleciona grandes títulos. Administrado pelo Inea, a unidade de conservação é o primeiro parque da América Latina a ser reconhecido como International Dark Sky Park, indicador da qualidade de observação de noites estreladas, além de ser qualificado como área prioritária para a conservação da biodiversidade de Aves, Important BIRD and Biodiversity Area - IBA.

Segundo Carlos Dário, gestor do parque, o minicurso é uma preparação para o grande dia, com o propósito de capacitar tecnicamente os participantes e instruí-los para lidar com os mais novos. "Queremos sensibilizar as crianças para a biodiversidade, além de chamar atenção para temas como a poluição luminosa, responsável pela mudança de hábitos de muitos animais noturnos, entre eles o morcego" explicou.

http://www.inea.rj.gov.br/inea-promovera-curso-morcego-e-educacao-ambiental-em-santa-maria-madalena/
Biodiversidade:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Desengano (PES)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.