Construções ocupavam ilegalmente área ambiental. Operação contou com 183 servidores do governo e cinco caçambas. Não houve resistência
Nesta terça-feira (25), a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) deu sequência à desobstrução da área pública do Parque Ecológico Ezechias Heringer, no Guará, no Setor de Oficinas Sul.
A ação, que teve início às 10h30 e terminou às 16 horas, resultou na desocupação de três edificações que ofereciam serviços de alvenaria e metais. A maior parte da área pública invadida é ocupada por comércios.
A operação contou com apoio de 183 servidores do governo de Brasília e com cinco caçambas para remoção de entulho. Diferentemente da intervenção da segunda-feira (24), quando habitantes tentaram impedir o cumprimento da ordem judicial, desta vez não houve resistência.
A desocupação, iniciada em 9 de janeiro deste ano, visa à proteção ambiental da Reserva Biológica (Rebio) do Guará e se estenderá pelo tempo necessário. Espécies endêmicas da fauna (que só ocorrem naqueles lugares), como o peixe pirá-brasília, e da flora, como as micro-orquídeas, estão sendo ameaçadas pela invasão do espaço.
Governo ofereceu às famílias aluguel social e inserção em programas habitacionais
Até 3 de julho, quando foram desocupadas 11 casas, 5.294.009 metros quadrados - de um total de 5.473.283 metros quadrados - foram desobstruídos. Após essa ação, a retirada das construções irregulares foi suspensa para que governo e ocupantes negociassem.
Foram oferecidos, entre outros benefícios, aluguel social - 51 das 66 famílias presentes no local têm esse direito - e inserção em programa habitacional, com atendimento garantido em até 180 dias.
Na segunda (24), as operações foram retomadas. Uma igreja e uma oficina foram retiradas da área irregular pelos agentes da Agefis. Alguns moradores tentaram impedir o cumprimento da ação.
Paus e pedras foram arremessados contra a tropa da Polícia Militar, e um policial foi ferido. Os envolvidos foram encaminhados à 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul), para registro dos fatos.
O Edital no 113, publicado no
Diário Oficial do Distrito Federal em 20 de julho, solicita a 58 núcleos familiares a entrega de documentos para o órgão em até 45 dias.
A norma estabelece ainda que outras seis famílias, que já estavam inscritas no cadastro geral da companhia, migrem para a fila de vulnerabilidade.
https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2017/07/25/mais-tres-edificacoes-irregulares-sao-removidas-no-ezechias-heringer/
UC:Reserva Biológica
Related Protected Areas:
- UC Ezechias Heringer (Guará)
- UC Guará
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.