A Reserva Extrativista (Resex) Marinha da Lagoa do Jequiá (AL) recebeu na última sexta-feira (5) uma equipe da Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL), responsável pela área de ensino, vistorias e inscrição de embarcação no estado, para um dia de palestras aos pescadores e beneficiários da Unidade de Conservação (UC) que querem regularizar documentações e embarcações.
A parceria com a Marinha do Brasil surgiu diante da demanda da associação local de barqueiros para regularizar as atividades no transporte de passageiros. A Secretaria Municipal de Pesca de Jequiá da Praia, parceira importante, elaborou uma solicitação conjunta de cursos para emissão e regularização da situação de todos os que precisam da regulamentação para trabalhar.
Os interessados se mobilizaram e tiveram documentos e fichas de inscrição recolhidos para que a Marinha montasse as turmas. Os atestados de saúde foram emitidos pela Secretaria de Saúde e a primeira palestra foi destinada ao esclarecimento de dúvidas e preparação para a capacitação.
Participação de pescadores
Muitos pescadores que querem regularizar suas situações participaram da atividade, que teve apoio da Colônia de Pescadores Z13. "A parceria entre as instituições objetiva garantir a segurança da navegação, salvaguardar a vida humana no mar e prevenir a poluição hídrica no estado de Alagoas", disse a primeiro-tenente Rosemeire Dantas, encarregada da Divisão de Ensino Profissional Marítimo da Capitania dos Portos de Alagoas, que ministrou uma das palestras. Os outros palestrantes foram os suboficiais Jessé Alves Laudelino e Eliezer Maciel de Oliveira.
A próxima etapa das atividades ocorrerá na segunda quinzena de outubro, com a realização de curso que atenderá os primeiros 30 inscritos e uma outra turma com 30 participantes, entre servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Prefeitura de Jequiá, condutores do transporte escolar e moradores.
A parceria prevê a entrada da Resex no cronograma anual de cursos da CPAL, devido à demanda crescente e ao baixo índice de regularização atual. Com isso, a Marinha passará a atender a região constantemente, diminuindo os custos de deslocamento dos moradores e ampliando a quantidade de atendimento para a área.
"O objetivo é que as pessoas trabalhem de forma segura, seguindo as normas, mas que o acesso à informação e regularização não seja tão penosa. Com o esforço dos órgãos parceiros, conseguimos diminuir as distâncias e os obstáculos e oferecer uma rotina mais segura para os moradores, trabalhadores, turistas e todos que usam embarcação na Resex", afirmou Diana de Alencar, chefe da UC.
http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4968-reserva-extrativista-fecha-parceria-com-a-marinha-do-brasil.html
UC:Reserva Extrativista
Related Protected Areas:
- UC Marinha da Lagoa do Jequiá
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.