O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) apresenta entre os dias 20/05 e 23/05 em Manaus (AM), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO) e Belém (PA), em parceria com órgãos ambientais estaduais, o edital que irá contratar empresas para realizar a coleta de dados de campo referente à primeira etapa do Inventário Florestal Nacional (IFN) na Amazônia.
O Inventário, uma das maiores ações já realizadas para conhecer as florestas do país "por dentro", é coordenado pelo SFB e, na Amazônia, terá início pela região conhecida como Arco do Desmatamento. Essa iniciativa trará, pela primeira vez, dados sistematizados e periódicos sobre a condição das florestas de todo o país em termos de qualidade e a quantidade.
Por ser baseado na coleta de dados em campo, o IFN levantará informações sobre espécies existentes, altura e diâmetro das árvores, biomassa, entre diversos outros parâmetros úteis na elaboração de políticas públicas para promover o uso e a conservação de florestas. Há ainda o componente socioambiental, baseado em entrevistas com moradores para conhecer sua relação com o recurso florestal.
Edital
O edital lançado pelo SFB no dia 09/05 usará recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Fundo Amazônia, para a contratação de empresas especializadas. Os interessados têm até 30/05 para encaminhar propostas. Os contratos terão duração de 18 a 20 meses.
Nesta licitação, a região de abrangência foi dividida em cinco áreas que gerarão, cada uma, um contrato diferente: todo o estado de Rondônia, a parte Sul do estado do Amazonas, região de Manaus (AM), Noroeste do Mato Grosso e Sudeste do Pará.
O trabalho de campo nessas cinco áreas envolverá a coleta de dados em quase 2.000 pontos amostrais, localizados em coordenadas geográficas pré-determinadas pelo SFB. Essas coordenadas formam uma "grade" na qual cada ponto situa-se a 20 quilômetros dos outros.
Para demonstrar como essas atividades deverão ser realizadas, o SFB realizará treinamento para os profissionais das empresas vencedoras da licitação, em ambiente semelhante àqueles que as equipes encontrarão em campo. Ficará a cargo de cada empresa elaborar o planejamento logístico de suas ações.
O Inventário Florestal Nacional já está em curso em seis estados do Sul, Sudeste e Nordeste. Santa Catarina foi o primeiro estado a concluir a coleta e a ter seus resultados divulgados.
Serviço
Reuniões para apresentação do edital da primeira etapa do IFN na Amazônia:
20/05 - Manaus/AM - às 10h, no Auditório do Anexo da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Avenida Djalma Batista, no 2470 - Chapada (Em frente ao Amazonas Shopping);
21/05 - Cuiabá/MT - às 8h, Parque Estadual Massairo Okamura, Auditório da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Avenida Historiador Rubens de Mendonça, s/n, ao lado do Tribunal Regional Eleitoral;
22/05 - Porto Velho/RO - às 8h, Oscar Hotel. Avenida Sete de Setembro, No 934, Centro;
23/05 - Belém/PA - às 8h, Auditório da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.Travessa Lomas Valentinas, No 2.717, Edifício Itacaiúnas, andar térreo, Bairro do Marco.
http://www.florestal.gov.br/noticias-do-sfb/imagens-do-mural/inventario-florestal-nacional-na-amazonia-tera-inicio-este-ano
Amazônia:Pesquisas, Teses e Seminários
Related Protected Areas:
- UC Amazonas
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.